Como saciar a vontade de doce sem sair da dieta

É comum sentir vontade de comer doce no meio do expediente ou entre as refeições. Bala, chocolate, doce de leite ou uma trufa, vale tudo para saciar o desejo por doce. Segundo a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Ana Paula Gonçalves da Silva, essa necessidade do corpo é frequente.

A profissional salienta que isso acontece porque os alimentos mais pesados demoram a ser processados. Ela conta que, após uma refeição pesada, rica em carboidratos, podemos ter hipoglicemia reativa. “É um estado de baixa de açúcar no sangue, pela liberação excessiva de insulina”, explica Ana Paula. Ela diz que, quando isso acontece, o cérebro aciona a necessidade de glicose na corrente sanguínea. “E vem o desejo do famoso docinho”, revela a nutricionista.

Ana Paula ressalta que a glicose é muito importante para o bom funcionamento do cérebro. “Os doces, quando consumidos em quantidades módicas, não são vilões”, sustenta. Ela conta que o açúcar também é chamado de alimento dos neurônios. “Por isso, quando alguém precisa de energia, o corpo ‘pede’ açúcar, o principal alimento do cérebro”, diz.

A nutricionista destaca que a glicose ainda dá uma sensação de prazer e felicidade e funciona como uma defesa contra o estresse. “Isso ocorre porque ela mexe com neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, ligados a esses sentimentos”, complementa a profissional.

Dicas para saciar a vontade por doce com saúde

Alimentos estratégicos: Aveia, banana, maçã, canela, castanha-do-pará e grãos, em geral, ajudam a diminuir a vontade de comer doce. O consumo regular desses alimentos contribui para a redução desse desejo.

Vá devagar: Se é hábito consumir doces diariamente, o ideal é diminuir aos poucos esse consumo. Parar totalmente pode provocar o efeito rebote. Ou seja, pode até diminuir por alguns dias. Porém, pode voltar a comer mais doce do que já comia.

Faça substituições no cardápio: No lugar de sobremesas com muito açúcar ou biscoitos industrializados, consuma frutas frescas ou secas após o almoço. Experimente uvas passas e tâmaras, que têm sabor mais adocicado.

Não resistiu? Substitua! Quando, por exemplo, a vontade de tomar sorvete for grande, opte pelo picolé de frutas. Os teores de açúcar e gordura são menores nesses produtos quando comparados às versões cremosas. Gelatinas e pudins light também podem ser opções interessantes e nutritivas.

Teste outras opções para adoçar: Quando preparamos uma sobremesa ou um bolo podemos trocar o açúcar refinado por uma quantidade reduzida da versão mascavo, melado de cana ou mel. Usar frutas frescas ou secas também ajudam para ressaltar o sabor.

Mais informações: www.saocristovao.com.br

 

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